
Certificação Selo Prata
Etapas Obrigatórias para Certificação Selo Prata
Para candidatar-se à certificação, o profissional deverá atender aos pré-requisitos e requisitos abaixo:
-
Graduação
Graduação em Fonoaudiologia e/ou Medicina (Especialistas em Radiologia, Otorrinolaringologia ou Gastroenterologia).
-
Registro
Ter registro ativo no Conselho Regional de Fonoaudiologia e/ou de Medicina.
-
Comprovante
Comprovar um ou mais cursos com carga horária acumulada superior a 60 (sessenta) horas, e com ementa incluindo: anátomofisiologia na visão videofluoroscópica; noções básica de radiação; execução do exame; raciocínio da imagem com a clínica; como mensurar e laudar o exame (*).
-
Pós Graduação
Pós-Graduação Lato ou Stricto Sensu com trabalho de conclusão na área de Disfagia e/ou Fonoaudiologia Hospitalar
-
Experiência Profissional
Ter, no mínimo, 02 (dois) anos de experiência profissional comprovada em atuação no Ambiente Hospitalar e/ou Disfagia (evidenciado por meio de contrato, declaração e/ou comprovação de residência de Fonoaudiologia e/ou Médica).
-
Experiência Exame
Ter mais de 1 (hum) ano de experiência no exame de Videofluoroscopia. (*) Os cursos e ementas apresentadas para submissão ao processo de certificação, serão avaliados caso a caso.
- Diante do atendimento dos PRÉ-REQUISITOS estabelecidos, e após o ingresso no processo de certificação CERTVDF, o candidato à certificação deverá cumprir e ser APROVADO nas seguintes etapas:
-
Avaliação Teórica
Aprovação em avaliação teórica com base no padrão ASHA, com pontuação igual ou superior a 70,0
-
Avaliação Prática
Aprovação em avaliação prática de interpretação e realização de laudos com base no padrão ASHA, com pontuação igual ou superior a 70,0
-
Decisão
Decisão de Certificação
Avaliação Teórica
Além dos temas abordados no Nível Bronze, o Nível Prata também inclui conteúdos adicionais para aprofundar ainda mais o seu conhecimento. Entre eles, destacam-se:

Identificação de evidências durante Diagnóstico
Visão de exame funcional e alterado; Evidências durante o exame; Escape extraoral, resíduos, escape nasal, escape intraoral, penetração laríngea, aspiração traqueal; Momentos da broncoaspiração; Correlacionamento das imagens do exame com a clínica
Mensuração do Exame
Protocolos, Escalas e Parâmetros; Classificação da disfagia Orofaríngea
Realização do Laudo
Organização do resultado do exame; Interpretação do exame; Análise de laudos.

Avaliação Prática
A avaliação prática tem como objetivo verificar a capacidade e a conformidade do profissional na realização de exames e emissão de laudos, com base no padrão ASHA e nos requisitos considerados na Avaliação Teórica.
A partir da gravação de um exame exemplo, será solicitado ao profissional que realize todas as observações e registro de evidências durante o exame; registro de análises de mensuração do exame, bem como será solicitado que o profissional elabore o laudo final do exame.
Decisão de Certificação (Comitê de Certificação)
Como forma de garantir a imparcialidade e credibilidade exigida para um processo de certificação, será constituído um COMITÊ CERTIFICAÇÃO, independente e imparcial, o qual se reunirá periodicamente para analisar cada um dos processos de certificação conduzidos, suas evidências e condução, para então deliberar sobre a concessão ou não da certificação aos candidatos. Este COMITÊ DE CERTIFICAÇÃO não terá qualquer relação de subordinação a nenhum dos agentes do processo de certificação, e nem aos responsáveis técnicos responsáveis por este programa, e será composto de, no mínimo, 3 (três) membros, conforme as distribuições abaixo:

Membro 01
Responsável Técnico pelo presente Programa de Certificação.
Membro 02
Representante de Entidade de Classe de Medicina e/ou Fonoaudiologia.
Membro 03
Profissional Especialista Certificado em Nível Diamante.

Profissionais que executam a elaboração de exames com supervisão.
Outra Certificações
Escolha a sua melhor opção!